Versículos do dia

terça-feira, 9 de outubro de 2012

7 dicas para um namoro bem-sucedido

7 dicas para um namoro bem-sucedido
Namoro é um assunto que nunca está fora da moda, principalmente entre os jovens e adolescentes, apesar das inovações que surgiram no campo dos relacionamentos afetivos, como por exemplo, o famoso termo “ficar”, que aponta para um envolvimento muito curto e sem qualquer tipo de sentimento sincero, no qual a única coisa que importa é saciar uma necessidade física.
Bem, a Bíblia traz à luz as questões sobre casamento, pois o matrimônio é o plano de Deus para homem (humanidade), visto que o desejo de Deus é formar famílias. Sendo assim, a bíblia não aborda o assunto namoro, porque nesse caso, ou melhor, nessa fase, ainda é o “cada um por si”, diferente do casamento onde os dois se tornam um Ef 5:31. Enquanto isso não acontece as orientações bíblicas dizem respeito ao seu comportamento e se você proceder da maneira que a Palavra te orienta, consequentemente você levará isso para o seu namoro e assim poderá ter um autêntico namoro cristão.

1) Antes de começar a namorar comece a orar (NamOrar)

Oração é falar com Deus, é ter comunhão com Ele. É o momento em que você pede as orientações de Deus para a sua vida, sendo assim, para que você tenha uma direção de Deus para começar um namoro é necessário essa conversa, pois Deus só dá algo quando você pede à Ele Jo 14:13-14 ; Jo 15:7.
Para que sua oração seja eficaz é preciso que você ore em linha, de acordo, com o que está escrito na Palavra de Deus, pois orações respondidas são orações alinhadas com a vontade do Pai 1 Jo 5:14-15, dessa forma, se a Bíblia é a Palavra de Deus, significa dizer que aquilo que Deus disse representa a sua vontade para as nossas vidas.
A oração eficaz obedece a 3 princípios: Pedir em o nome de Jesus, permanecer em Jesus e não orar para que Deus faça algo que seja ilegal (Ex: Senhor, em nome de Jesus, acaba com o casamento do Beltrano e da Ciclana, para eu poder namorar com ele). Por mais absurdo que pareça, existem pessoas que fazem isso!

2) Na hora de escolher o seu/sua namorado(a), siga as orientações de Deus!

Escolher meu namorado(a)? Deus não vai fazer isso por mim? A resposta para a primeira pergunta é SIM, e para a segunda pergunta a resposta é NÃO! Você quem escolhe, Deus não virá a terra e determinar com quem você deve namorar, Ele irá te orientar. Como? Através da sua Palavra. Observe na pessoa em que você está de olho, se ela tem uma vida baseada nos princípios bíblicos, veja como ele ou ela trata os seus pais, seus amigos, as pessoas que a cercam, observe quem são suas companhias, etc. Pegue tudo isso e transporte para a Palavra de Deus e então compare as suas atitudes com aquilo que o Senhor espera de nós, isso se chama seguir as orientações de Deus. Não estou dizendo que você deva achar alguém que seja perfeito, mas que pelo menos esteja cumprindo o mínimo daquilo que a Palavra de Deus nos orienta a fazer.
Deus também usa os nossos pais para nos orientar acerca disso através deles, então fique atentos aos conselhos dos seus pais, pois pode ser o próprio Deus falando através da boca deles. (Veja o exemplo de Esaú e Jacó – Gn 28:6-9). Sansão não obedeceu aos seus pais e você viu como a história acaba.
A orientação não anula a sua capacidade de escolha, por exemplo: Existem dois caminhos para chegar ao mesmo lugar, sendo que um caminho é cheio de buracos, perigoso, mais distante e com muitas dificuldades que tornaram a sua viagem mais longa e cansativa, correndo o risco de você nem conseguir chegar, já o outro caminho é bem cuidado, mais curto, seguro, com pouquíssimas dificuldades, nesse caso sua viagem será bem mais tranquila e rápida. Eu te orientaria a seguir o segundo caminho, mas a escolha é sua!
Lembre-se: Nós colhemos os frutos das nossas escolhas

3) Namore sempre visando o casamento

Comece o seu namoro já pensando em casar! Quando eu começo a namorar sem nenhum tipo de perspectiva eu também não estabeleço nenhum tipo de compromisso. Quando você tem um objetivo, e nosso caso esse objetivo é o casamento, nós traçamos um “plano” para alcançá-lo. Da mesma forma, quando se tem um objetivo, você irá esperar o tempo que for necessário para chegar até ele e fará tudo da maneira correta para atingi-lo. Isso me lembra a história de Jacó e Labão. Jacó trabalhou 7 anos para Labão visando se casar com Raquel a quem ele amava, mas Labão o enganou e entregou Lia, sua filha mais velha, porém o objetivo de Jacó era se casar com Raquel, então ele trabalhou mais 7 anos para se casar com a mulher a qual amava. Que sacrifício você está disposto a fazer para ter um namoro bem-sucedido? Namore visando o casamento, mesmo que ele não venha a acontecer, mas quando você pratica isso você sempre estará cuidando deste relacionamento para que ele seja levado da melhor maneira.

4) Namoro não é casamento

Namoro é o momento de conhecimento, mas não conhecer o corpo ou as intimidades um do outro. O namoro cumpre o propósito de revelar o caráter um do outro, é nesse momento em que você conhece o caráter da pessoa com quem você está se relacionando. As intimidades de um casal são atos exclusivos do casamento 1 Co 7:4.
O grande problema hoje é os namorados querem ter os benefícios do casamento sem participar dos compromissos de um casamento. É isso que acontece quando se quer levar uma vida de casado sem estar casado. Um “casal” de namorados não têm a estrutura para suportar os compromissos que envolvem um casamento, pois não estão casados.

5) Não brinquem com a carne

Sempre esteja no lugar onde tenham outras pessoas por perto, evitem estarem sozinhos em um lugar, ainda que por pouco tempo; evitem beijos quentes, ardentes, pois o beijo na boca é o princípio do ato sexual (funciona como o ferro de passar roupa, liga em cima e esquenta em baixo); não façam carícias em locais que são considerados pontos erógenos, ou seja, que ativam a líbido, o desejo sexual.
A carne não se converte o pecado está condenada nela Rm 8:3, seus desejos carnais não desapareceram eles estão aí esperando uma fagulha para serem incendiados.
A Bíblia nos diz que se resistirmos ao Diabo ele fugirá de nós Tg 4:7, porém quando ela se refere as paixões da carne a ordem é: FUGIR! 2 Tm 2:22.

6) Não tenha medo de dizer não

Saber dizer não te livrará de muito problemas. Sempre que você perceber que algo está desandando no namoro e para que isso não seja um desastre completo, seja necessário que você diga NÃO ao seu namorado (a), faça isso! Sem medo ou qualquer sentimento de culpa, lembra quando acima nós falamos que o namoro é uma fase de conhecimento de caráter? Então, dizer não é uma excelente oportunidade para se provar o caráter do outro e o seu também. Não ceda as chantagens emocionais, pois a emoção quase sempre contraria a razão.

7) Permita que Deus sempre esteja no meio do relacionamento

Deus não faz o papel de opositor, Ele sempre será um ajudador, sendo assim, quando o Senhor faz parte do seu namoro, Ele irá te ajudar a ver, a perceber situações que nós não conseguiríamos enxergar por nós mesmos, tanto boas quanto ruins. Envolva Deus nesse processo, Ele é a melhor indicação de que tudo dará certo para sua vida. Entenda algo, o que determina o “sucesso” do seu namoro é como a sua vida está perante Deus, pois é ela que irá influenciar o seu relacionamento, seja positivamente ou negativamente.
Se você tem andado na prática da Palavra de Deus, isso se refletirá positivamente no seu namoro, se não, isso se refletirá de maneira negativa.
Sejam abençoados pela prática da Palavra Jo 13:17
Rodrigo Goulart
www.rodrigogoulart.com
twitter.com/digoenath

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Autora e Administrador do Blog